Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde na Argentina 2017
Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde
Autorizado pelo Ministério da Educação, Resolução nº 366/95.
Acreditado pela CONEAU, Resolução nº 396/06.
Objetivos
O Mestrado em Administração em Serviços da Saúde tem como missão formar profissionais que ocupem com solidez posições gerenciais, fornecendo conhecimento e auxílio no desenvolvimento e na qualificação profissional e competências de gestão necessárias para o setor de saúde. A modalidade do Mestrado foi estruturado para atender às necessidades dos alunos brasileiros.
Público
O Mestrado em Administração da Saúde é destinado a graduados em carreiras de pelo menos 4 anos, sendo elas: Medicina, Bacharelado em Enfermagem, Cinesiologia, Nutrição e Odontologia.
Carreiras em Ciências da Saúde em geral, como Economia, Administração de Empresas, Contador Público, Arquiteto, Engenheiro, Advogado.
Carreiras no campo da Administração Geral, como Bacharelado em Sociologia, Psicologia e Licenciatura em Psicologia.
Além de outros profissionais envolvidos em Serviços de Administração da Saúde.
Período 1o. Módulo:
12 a 27 de janeiro de 2015
Título Outorgado:
Mestre em Administração de Serviços da Saúde.
Processo Seletivo:
Os interessados devem preencher o formulário abaixo, expondo a razão do seu interesse no doutorado. Deverá ser anexado Curriculum Vitae para análise . A análise será feita em até 2 (dois) dias, após o envio do currículo. Será enviado mensagem de aprovação, quando o aluno, poderá realizar a sua matrícula, seguindo as orientações enviadas por email.
[wptabs mode=”horizontal”]
[wptabtitle]INFORMAÇÕES [/wptabtitle]
O Instituto Universitário Brasileiro – IUNIB e a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – UCES, Argentina, firmaram convênio para oferecerem o curso de Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde, realizado na modalidade intensiva.
O convênio prevê a realização de turma fechada para brasileiros para o Curso de Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde, a ser ministrado na cidade de Buenos Aires a profissionais da saúde. O curso foi especialmente formatado de modo a atender às peculiaridades de tempo desses profissionais, tanto que as aulas serão realizadas nos meses de janeiro e julho, em períodos de quinze dias.
Metodologia
Para aprimorar os conhecimentos e as habilidades analíticas será utilizado o método de estudo de casos. Assim se contextualizará o conteúdo teórico com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas e interpessoais para a resolução de problemas que serão fortalecidas através dos trabalhos em grupo, apresentações e workshops. Os alunos participarão de cursos, seminários, conferências nacionais e internacionais através de bolsas e convites específicos. O mestrando será levado a desenvolver um projeto de investigação que contemple a análise diagnóstica e terapêutica, qualitativa e quantitativa de um problema administrativo na área da saúde, de preferência um projeto viável para implementação ante um caso concreto.
Campo de Atuação
Espera-se produzir um profissional com condições de resolver problemas de planejamento e capaz de tomar decisões acertadas devido a seu profundo conhecimento dos problemas e das condições operacionais em qualquer das áreas de atuação no campo da saúde. Dentre outros, estes profissionais serão demandados para cargos estratégicos e altos e médios níveis gerenciais em hospitais, empreendimentos de saúde pré-paga, para obras sociais, hospitais, sanatórios, geriátricos, sistemas ambulatoriais, laboratórios, serviços de diagnóstico, entidades financiadoras de saúde públicas e privadas, universidades, escolas de saúde, etc.
Modalidade do Curso e Horário
O Mestrado tem uma carga de 540 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h, sendo ministrado na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.
Requisitos para a pós-graduação
Entre o que se requer do mestrando estão incluídas as avaliações parciais e finais das disciplinas ministradas, presença mínima de 75% em todas as disciplinas, validação das horas de tutoria e apresentação e defesa da dissertação ou projeto final.
[wptabcontent]
[/wptabcontent]
[wptabtitle]UNIVERSIDADE[/wptabtitle]
A Universidad Ciencias Empresariles y Sociales mantém um firme compromisso com a excelência acadêmica, sempre atenta às profundas e rápidas mudanças e exigências em termos de conhecimentos e habilidades profissionais.
Entende que a tarefa principal das universidades que visam formar profissionais altamente qualificados é fornecer-lhes todas as ferramentas necessárias para efetivamente interpretar informações da nossa realidade em constante mudança.
Todos aqueles que compõem a UCES – corpos docentes, técnicos e administrativos, estruturaram- se para atender às necessidades e realidades brasileiras, de modo que, atendendo pedido do IUNIB, foram criados cursos nos períodos de férias (janeiro e julho), que serão ministrados na unidade de pós-graduação da UCES, em excelente ponto de acesso na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
[wptabcontent]
[/wptabcontent]
[wptabtitle]PROGRAMA[/wptabtitle]
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O programa de mestrado em administração dos serviços de saúde está estruturado em módulos.
Primeiro semestre |
|
Segundo semestre |
Workshops:
|
Terceiro semestre |
|
Quarto semestre |
|
Clique aqui veja o programa do Mestrado
[wptabcontent]
[/wptabcontent]
[wptabtitle]CORPO DOCENTE[/wptabtitle]
Direção Acadêmica
Dr. Jorge Daniel Lemos
Doutor em medicina pela UBA. Diplomado em administração de serviços de saúde e Doutor em saúde pública pela USAL. Professor titular regular de saúde pública. Diretor do departamento de saúde pública. Presidente da Sociedade Argentina de Administração e Organizações de Saúde e Saúde Pública. Diretor do Hospital Fernandez. Subsecretário de Cuidados Médicos/MSAS. Ministro da Saúde/GCBA.
Docentes Titulares
Nélida Cossattini
Jorge Daniel Lemus
Ana María Vincenti
Rubén Nieto
Prof. Dr. Oscar García Romero
Daniel Bosich
Bibiana Frare
Valentín Aragües y Oroz
María Carmen Lucioni
[wptabcontent]
[/wptabcontent]
[wptabtitle]REGULAMENTAÇÃO[/wptabtitle]
Argentina
Maestría en Administración de Servicios de Salud de la Universidad de Ciências Empresariales y Sociales, Departamento de Posgrados. Carrera N° 3.428/02.
Clique aqui para ver a resolução
Revalidação de Títulos no Brasil
Resolução CNE/CES no. 3 de 22/06/2016
[wptabcontent]
[/wptabcontent]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!