UMA ABORDAGEM SOBRE O HAITI E AS MISSÕES DE PAZ PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS USANDO COMO INSTRUMENTO A EDUCAÇÃO

Sandra Soares da Silva

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal Lomas de Zamora, (ARG), possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé-MG, graduação em Normal Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas-MG,  pós-graduação em Direito Educacional pela Faculdade de Educação São Luís-SP, pós-graduação em Inspeção Escolar pela Faculdade Integradas de Jacarepaguá- RJ,cursando pós-graduação em Gestão em Educação à Distância, pelo Instituto Federal do Paraná- PR, Professora Municipal de Nova Resende-MG, Assistente Técnica em Educação Básica da SEE MG, Tutora Profuncionários- IFPR.

 

RESUMO

SILVA, Sandra Soares da. UMA ABORDAGEM SOBRE O HAITI E AS MISSÕES DE PAZ PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS USANDO COMO INSTRUMENTO A EDUCAÇÃO, 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Módulo para Doutorado em Direito – Universidad Nacional Lomas de Zamora – Buenos Aires – Ar

O presente trabalho busca primeiramente abordar uma evolução histórica dos direitos humanos, caminhos este percorrido dentre um cenário de injustiças, guerras, violências e descriminações. Ressaltando os direitos fundamentais dentro de grande evolução histórica e social decorrentes de diversas mobilizações sociais, bem como diversas mutações sofridas pelas sociedades ao qual ao longo dos tempos deparou-se com uma evidente necessidade de proteção de alguns direitos inerentes ao ser humano. Onde atualmente tem-se um significativo crescimento de interesses relacionados aos mecanismos de promoção e proteção dos direitos humanos, contribuindo assim para a constituição do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Em seguida passou-se a uma abordagem histórica sobre o Haiti para se entender e evidenciar os fatores que promoveram as reais situações daquele povo. Evidenciando neste capítulo o importante papel das intervenções de paz, bem como ressaltando seus objetivos e trabalhos desenvolvidos. Por fim mostrou-se a importância da educação como fonte de promoção dos direitos humanos, abordando aspectos pertinentes ao sistema educacional do Haiti e evidenciando a educação como recurso para despertar a cidadania em um indivíduo de forma a prepará-lo para exercer seus direitos e deveres, ou seja, desenvolver uma consciência crítica com relação a seu papel dentro da sociedade, onde se busca ir além de saber exigir ou opor-se a injustiças sociais e totalitárias do Estado, mas sim participando de forma crítica e consciente do processo de construção da sociedade.

Palavras-chave: Haiti, direitos humanos, missão de paz e educação.

 

ABSTRACT

 This study aims to address a primarily historical evolution of human rights, traveled this path among a backdrop of injustice, war, violence and discriminations. Emphasizing fundamental rights within major historical and social evolution resulting from various social movements, as well as several mutations suffered by societies which over time was faced with an obvious need for protection of some rights inherent to the human being. Which currently has a significant growth of interest related to the mechanisms of promotion and protection of human rights, thus contributing to the establishment of the International Law of Human Rights. Then it moved to a historical approach on Haiti to understand and highlight the factors that promoted the real situations that people. Evidencing this chapter the important role of peace operations, as well as highlighting its objectives and work performed. Finally showed the importance of education as a source of promoting human rights, addressing pertinent aspects of the educational system of Haiti and highlighting education as a resource to awaken the citizenry in an individual in order to prepare them to exercise their rights and duties , ie, to develop a critical awareness regarding their role within society, which attempts to go beyond knowing require or oppose social injustice and the totalitarian state, but participating in a critical and conscious of the process of building society.

Keywords: Haiti, human rights, peacekeeping and education.