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Mestrado em Saúde Pública

UDE – UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA

 


Objetivos

Formação de Mestres altamente qualificados em Saúde Pública, com uma sólida e ampla preparação científica e humanística, com foco global; de uma educação universidade de qualidade, baseada em um modelo que articula acadêmicos com treinamento profissional, em pesquisa prospectiva, desenho e implementação de políticas públicas e intervenção direta no território através de projetos de saúde.


CRONOGRAMA E DATAS IMPORTANTES PARA TURMAS QUE INICIAM EM JULHO DE 2024

1. Abertura das Inscrições no site www.doutoradoemestrado.com.br 10/08/2024
2. Encerramento das Inscrições 10/01/2025
3. Cronograma das aulas em Montevideu -Uruguai
1ª. Fase de aulas – online. Aulas sincrônicas
ministradas às Sextas das 19h às 22h e aos sábados das 9h às 12h
De 17/01/2025 a dezembro de 2025
2ª. Fase de aulas – Aulas Presenciais em Montevidéu – SEDE POCITOS De 12 a 24/01/2026
3ª. Fase de aulas – online. Aulas sincrônicas
ministradas às Sextas das 19h às 22h e aos sábados das 9h às 12h
De fevereiro a julho de 2026
Defesa de dissertação A partir de janeiro de 2027
Observações: O prazo final para inscrição e, consequentemente, para a informação do resultado poderá ser prorrogada;

A Universidad de la Empresa – UDE – se reserva o direito de não abrir turma com número inferior a 20 (vinte) alunos.

 Dúvidas e investimento:

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    Mais informações

    INFORMAÇÕES

    Objetivos específicos

    • Aprofundar em ideias baseadas em dúvidas científicas, em áreas de diferenciação epidemiológico, determinado por fatores relacionados ao hospedeiro, meio ambiente e sociedade.
    • Gerar conhecimento com alto nível de comprometimento e responsabilidade social em uma área que influencia diretamente a saúde e o comportamento da população, onde pequenas decisões, podem produzir grandes mudanças na vida das pessoas.
    • Aprofundar habilidades de comunicação eficazes, julgamento analítico, pensamento crítico para tomar decisões responsáveis ​​e a capacidade de resolver problemas através de geração de projetos, utilizando julgamento independente.
    • Desenvolver no aluno as habilidades para estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficaz com todos os membros que compõem as equipes de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, como ferramenta que promove o desenvolvimento de uma cultura colaborativa, para assumir práticas que atendam às particularidades de diferentes sujeitos sociais envolvidos (convidados, pessoas, grupos e comunidades) em experiências e projetos sócio-comunitários voltados à saúde.
    • Aprofundar o comprometimento ético e o comportamento consistente com o de um profissional acadêmico; assumindo a importância do crescimento e desenvolvimento profissional de o ponto de vista técnico, humano e social.
    • Formar graduados de sucesso, capazes de se tornarem membros responsáveis ​​e respeitados da comunidade, comprometida com ela, participantes em educação e prevenção respeitando os direitos humanos, valores, costumes e crenças da pessoa, família e comunidade.
    • Desenvolver pesquisas científicas em saúde e em todas as disciplinas científico e humanístico relacionado a ele.
    • Problematizar a ação profissional como um impulso para mudanças e inovações, especialmente nas áreas de vinculação geradas, como ensino, epidemiologia e políticas públicas.
    • Fornecer profissionais qualificados cujo grau de conhecimento seja transformado tornando-se gradualmente um fator determinante ao enfrentar o desafio das responsabilidades nos setores público e privado.
    • Utilizar dispositivos de ensino-aprendizagem em contextos presenciais e virtuais que permitam, por meio de redação científica e incentivo à divulgação, apoio constante no processo de formação dos mestrandos. 
    • Incentivar a necessidade de incorporar conhecimentos e gerar permanentemente nova data (prática exaustiva no uso de meios informaticos), visando promover a pesquisa, contando com o reconhecimento que permite àqueles que o consideram, continue seu doutorado.

    Metodologia

    A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em uma combinação de dispositivos entre destacam as exposições teóricas, abordagens teórico-práticas, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada no desenvolvimento projetos, organizados tanto nas modalidades grupais quanto individuais, modalidade de aulas invertidas ao longo dos quatro eixos educacionais.

    Modalidade e Duração do curso

    As aulas possuem duração 18 meses, no sistema de ensino híbrido, com a carga horária  de 500 horas.

    Será 1 viagem para aulas,  com duração de 2 semanas em janeiro de 2026. As aulas de janeiro a dezembro de 2025 e fevereiro a dezembro de 2026 serão ao vivo pelo zoom.

    As aulas serão quando presenciais serão ministradas de segunda a sexta-feira em horário integral (com intervalo para o almoço) e aos sábados, se houver, em horários a confirmar.

    Aulas sincrônicas serão ministradas às sextas-feiras no período noturno e/ou aos sábados nos períodos vespertino e noturno.

    Após concluídos todos os módulos, o aluno apresenta perante banca a dissertação:
    * 1 das vias da dissertação deverá ser traduzida para o espanhol para entrega a universidade. A defesa poderá ser em português.

    Público Alvo:

    Graduados na área da saúde ou portadores de diploma em outra área com experiência na área da saúde.

    Requisitos para ingresso: 

    Graduados de carreiras com 2700 horas ou quatro anos de duração (ou graduados de carreiras de três anos de duração com 2700 horas.).
    Cumprir as normas e procedimentos acadêmicos específicos do programa. 

    Duração dos Módulos Acadêmicos:
    18 meses

    Local das Aulas:
    UDE – Universidad de la Empresa – Pocitos
    Rua 21 de Setiembre, 2741
    Montevideo (Uruguay)


    Título Outorgado:

    Mestre em Saúde Pública

    Carga Horária:
    508 horas-aula.

    INSCRIÇÃO


    Envie para aprovação por email cursos2@doutoradoemestrado.com.br ou whatsapp (31) 3317 3859:


    1 – Fotocópia Carteira de Identidade Civil.
    2 – Fotocópia do Diploma de Graduação
    3 – Fotocópia do Histórico Escolar de Graduação

    Após aprovação preencha o formulário em clique aqui e emita os boletos da matricula e contrato. 

    DOCUMENTOS PARA MATRICULA:

    1. Formulário de inscrição preenchido e assinado. (Clique aqui para baixar)
      Fotocópia Autenticada em Cartório da Carteira de Identidade Civil. (Não pode ser carteira de Ordem Profissional nem tampouco Carteira de Motorista).
    2. Fotocópia do CPF. Caso conste na Carteira de Identidade não necessita fotocópia.
    3. Fotocópia de comprovante de residência.
    4. 2 (duas) Fotos 3 x 4 iguais, coloridas e recentes.
    5. Fotocópia APOSTILADA em Cartório do Diploma de Graduação. (Apostilamento conforme Convenção de Haia – realizada em cartórios de notas)
    6. Fotocópia Autenticada em Cartório do Histórico Escolar de Graduação.
    7. Carta de Intenção dirigida ao Reitor da UDE, expressando com suas próprias palavras seu interesse em cursar o Mestrado, linha de pesquisa e tema da dissertação. (Clique aqui para baixar modelo)
    8. Currículo, preferentemente o Lattes. 

    Os documentos deverão ser entregues no 1o. dia de aula presencial. 

    UNIVERSIDADE

    A missão da UDE é formar profissionais de alto nível, induzindo nos alunos uma forte postura pró-ativa e inclinação para a pesquisa e extensão educacional. Isto, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento equitativo e sustentável da sociedade, dentro de uma estrutura ética baseada em valores universais. Desde o seu reconhecimento em 1998 a Universidade de la Empresa teve um crescimento permanente e sustentável de alunos. A grade curricular têm metodologias e conteúdos constantemente atualizados, com a contribuição de conhecimento e experiência de profissionais e empresários com notório desempenho no ambiente produtivo, assim como a participação de renomados professores nacionais e estrangeiros, os quais contribuem para a uma melhor formação dos nossos alunos .

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    PROGRAMA

     ESTRUTURA CURRICULAR 

    1.         ESTRUTURA CURRICULAR

     

     

    Eje 1

    SALUD: HISTORIA E IMPACTO SOBRE POBLACIONES

    Eje 2

    ESTUDIOS EPIDEMIOLOGICOS, BASE DE LA SALUD PÚBLICA

    Eje 3

    SALUD Y POLITICAS PÚBLICAS

    Prueba de suficiencia investigativa

    Eje 4

    INVESTIGACIÓN EN SALUD. PROTOCOLO DE INVESTIGACIÓN

    Investigación Prospectiva

    Introducción a la Investigación Científica

    Investigación Epidemiológica

    Estadística II diseño y análisis de datos

    Epistemología en investigación de salud

    Estadística I

    Método Epidemiológico: Diseños Estadísticos y Fuente de Datos

    Investigación en Servicios de Salud

    Estadísticas en Políticas Públicas y Sociales (SPSS)

    Seminario de Tesis

    Taller de Investigación: progresión de Tesis

    Diseño e implementación de Políticas

    Evolución histórica del concepto de Salud

    Epidemiología, Salud y Gestión

    Políticas de Salud. Estrategias de atención en salud

     

     

    Salud, Sociedad y Política en América Latina

    Políticas públicas y desigualdades en salud

    Gestión Estratégica y Planeamiento

    Logística en apoyo a las decisiones en Salud

    Sostenibilidad y salud internacional

    Intervención en el territorio, a partir de la elaboración de asesorías y proyectos específicos.

    Introducción a los determinantes de Salud

    Introducción a los determinantes de Salud

     

     

     

    Medidas de Control Epidemiológico sobre Comunidades

    Espacios de vinculación multi área

    Seminario-Taller “Intercambiando ideas sobre el concepto salud en América Latina, precolombina a la actualidad”

    Seminario-Taller Organización Formal de la Epidemiologia: Organismos Internacionales

    Seminario Análisis de los sistemas sanitarios en Uruguay y la Región

     

     

    Comunicación y ética en el manejo de la evidencia empírica

     

    1. PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
      • Para atendimento do contido no Artigo 18, § 4º, Inciso V da Resolução CNE/CES, nº 03/2016, de 22/06/2016, no momento da solicitação do reconhecimento do diploma de mestrado em uma Universidade Brasileira, o aluno deverá apresentar descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas e cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a(s) autoria(s), o nome do periódico e a data da publicação.

    CORPO DOCENTE

    Integrado por professores qualificados de larga trajetória, especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas, que conjugam um nível de excelência com um alto nível profissional demonstrado em exercício ativo, o que assegura que o ensino transmitido, seja uma contribuição importante, relevante e aplicável na prática.

    Decana: Dra. María José Cancela

    Vise Decano: Lic. José Brandraíz

    Directora de la Maestría en Salud Pública: Dra. Mag. Rosalba Velázquez

    REGULAMENTAÇÃO

    A legislação que norteia a matéria é a seguinte:

    1. No Uruguai
    • DECRETONº 104/2014 – 28 de abril de 2014.
    • DECRETO Nº 33/997, de 5 de febrero de 1997
    1. No Brasil
    • Lei 9394/96 (LDB), de 20/12/1996 – Artigo 48 – § 3º – Regulamenta o reconhecimento de diplomas obtidos no exterior.
    • Resolução CNE/CES 03/2016 – de 22/06/2016.
    1. No MERCOSUL
    • Decreto Nº 3.196, de 5 de outubro de 1999, de 05/10/1999, que aprova o Protocolo de Integração Educacional para Prosseguimento de Estudos de Pós-Graduação nas Universidades dos Países Membros do MERCOSUL.


    REVALIDAÇÃO

    Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de junho de 2016, a Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.

    Posteriormente, para estabelecer normas e procedimentos gerais de tramitação dos processos de solicitação de revalidação e reconhecimento de diploma estrangeiro, foi publicada pelo MEC a Portaria Normativa nº 22/2016, de abrangência também nacional.

    Resolução CNE/CES nº 3/2016

    Portaria Normativa MEC nº 22/2016

    Um dos diferenciais da UDE é a possibilidade de reconhecimento de diplomas no Brasil pelo processo simplificado previsto na nova Resolução 03/2016, em função de já termos diplomas da UDE reconhecidos nas seguintes Universidades Brasileiras:

    Federal da Bahia – UFBA

    Federal de Brasília – UNB

    Federal de São Carlos – UFSCAR

    Federal do Piauí – UFPI

    Federal de Rondônia – UNIR

    Federal de Pernambuco – UFPE

    Federal Fluminense – UFF

    Federal de Uberlândia – UFU

    Federal de Viçosa – UFV

    Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

    Tuiuti do Paraná – UTP

    Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

    PASSAGEM E HOSPEDAGEM

    HOTÉIS EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

    Travel Exchange

    E-mail: travelexchange.viagens@gmail.com

    Tels. 31 98627-1141 

             31 98692-0739

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