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Mestrado em Saúde Pública

UDE – UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA

 


Objetivos

Formação de Mestres altamente qualificados em Saúde Pública, com uma sólida e ampla preparação científica e humanística, com foco global; de uma educação universidade de qualidade, baseada em um modelo que articula acadêmicos com treinamento profissional, em pesquisa prospectiva, desenho e implementação de políticas públicas e intervenção direta no território através de projetos de saúde.

Inicio da turma: 05 a 24 de julho de 2021


CRONOGRAMA E DATAS IMPORTANTES PARA TURMAS QUE INICIAM EM JULHO DE 2021

 

1. Abertura das Inscrições no site www.doutoradoemestrado.com.br 02/02/2021
2. Encerramento das Inscrições 31/05/2021
3. Cronograma das aulas:  
  – 1ª Fase de aulas 05 a 17 de julho de 2021
    Janeiro/2022
Aulas em Montevideu / Uruguai
  – 3ª Fase de aulas Julho/2022
Aulas em Montevideu / Uruguai
  – 4ª Fase de aulas Janeiro/2023
Aulas em Montevideu / Uruguai
5. Defesa de Dissertação de Mestrado A partir de julho/2023
Observações: O prazo final para inscrição e, consequentemente, para a informação do resultado poderá ser prorrogada;

A Universidad de la Empresa – UDE – se reserva o direito de não abrir turma com número inferior a 20 (vinte) alunos.

 

 

Processo Seletivo:

Os interessados devem preencher o formulário abaixo,  anexado Curriculum Vitae ou Lattes para análise .
A análise será feita em até 1 (um) dia, após o envio do currículo. Será enviado mensagem de aprovação,  quando o aluno, poderá realizar a sua matrícula, seguindo as orientações do menu MATRÍCULA.

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Mais informações

 

INFORMAÇÕES

Objetivos específicos

  • Aprofundar em ideias baseadas em dúvidas científicas, em áreas de diferenciação epidemiológico, determinado por fatores relacionados ao hospedeiro, meio ambiente e sociedade.
  • Gerar conhecimento com alto nível de comprometimento e responsabilidade social em uma área que influencia diretamente a saúde e o comportamento da população, onde pequenas decisões, podem produzir grandes mudanças na vida das pessoas.
  • Aprofundar habilidades de comunicação eficazes, julgamento analítico, pensamento crítico para tomar decisões responsáveis ​​e a capacidade de resolver problemas através de geração de projetos, utilizando julgamento independente.
  • Desenvolver no aluno as habilidades para estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficaz com todos os membros que compõem as equipes de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, como ferramenta que promove o desenvolvimento de uma cultura colaborativa, para assumir práticas que atendam às particularidades de diferentes sujeitos sociais envolvidos (convidados, pessoas, grupos e comunidades) em experiências e projetos sócio-comunitários voltados à saúde.
  • Aprofundar o comprometimento ético e o comportamento consistente com o de um profissional acadêmico; assumindo a importância do crescimento e desenvolvimento profissional de o ponto de vista técnico, humano e social.
  • Formar graduados de sucesso, capazes de se tornarem membros responsáveis ​​e respeitados da comunidade, comprometida com ela, participantes em educação e prevenção respeitando os direitos humanos, valores, costumes e crenças da pessoa, família e comunidade.
  • Desenvolver pesquisas científicas em saúde e em todas as disciplinas científico e humanístico relacionado a ele.
  • Problematizar a ação profissional como um impulso para mudanças e inovações, especialmente nas áreas de vinculação geradas, como ensino, epidemiologia e políticas públicas.
  • Fornecer profissionais qualificados cujo grau de conhecimento seja transformado tornando-se gradualmente um fator determinante ao enfrentar o desafio das responsabilidades nos setores público e privado.
  • Utilizar dispositivos de ensino-aprendizagem em contextos presenciais e virtuais que permitam, por meio de redação científica e incentivo à divulgação, apoio constante no processo de formação dos mestrandos. 
  • Incentivar a necessidade de incorporar conhecimentos e gerar permanentemente nova data (prática exaustiva no uso de meios informaticos), visando promover a pesquisa, contando com o reconhecimento que permite àqueles que o consideram, continue seu doutorado.

Metodologia

A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em uma combinação de dispositivos entre destacam as exposições teóricas, abordagens teórico-práticas, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada no desenvolvimento projetos, organizados tanto nas modalidades grupais quanto individuais, modalidade de aulas invertidas ao longo dos quatro eixos educacionais.

 

Modalidade e Duração do curso

A parte presencial do curso possui a duração de 1 ano e 6 meses, divididos em quatro módulos internacionais realizados de 6 em 6 meses, com a carga horária 100% presencial de 508 horas presenciais.  Dois módulos terão duas semanas de duração cada um, e dois módulos terão duração de três semanas:

    • 1 das vias da dissertação deverá ser traduzida para o espanhol para entrega a universidade. A defesa poderá ser em português,
  • As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira em horário integral (com intervalo para o almoço) e aos sábados, se houver, em horários a confirmar.

Público Alvo:

Graduados na área da saúde ou portadores de diploma em outra área com experiência na área da saúde.

Requisitos para ingresso: 

Graduados de carreiras com 2700 horas ou quatro anos de duração (ou graduados de carreiras de três anos de duração com 2700 horas.).

Cumprir as normas e procedimentos acadêmicos específicos do programa. 

Duração dos Módulos Acadêmicos:
24 meses

Local das Aulas:
UDE – Universidad de la Empresa – Pocitos
Rua 21 de Setiembre, 2741
Montevideo (Uruguay)


Título Outorgado:

Mestre em Saúde Pública

Carga Horária:
508 horas-aula.

MATRICULA




UNIVERSIDADE

A missão da UDE é formar profissionais de alto nível, induzindo nos alunos uma forte postura pró-ativa e inclinação para a pesquisa e extensão educacional. Isto, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento equitativo e sustentável da sociedade, dentro de uma estrutura ética baseada em valores universais. Desde o seu reconhecimento em 1998 a Universidade de la Empresa teve um crescimento permanente e sustentável de alunos. A grade curricular têm metodologias e conteúdos constantemente atualizados, com a contribuição de conhecimento e experiência de profissionais e empresários com notório desempenho no ambiente produtivo, assim como a participação de renomados professores nacionais e estrangeiros, os quais contribuem para a uma melhor formação dos nossos alunos .

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PROGRAMA

 ESTRUTURA CURRICULAR 

1.         ESTRUTURA CURRICULAR

 

 

Eje 1

SALUD: HISTORIA E IMPACTO SOBRE POBLACIONES

Eje 2

ESTUDIOS EPIDEMIOLOGICOS, BASE DE LA SALUD PÚBLICA

Eje 3

SALUD Y POLITICAS PÚBLICAS

Prueba de suficiencia investigativa

Eje 4

INVESTIGACIÓN EN SALUD. PROTOCOLO DE INVESTIGACIÓN

Investigación Prospectiva

Introducción a la Investigación Científica

Investigación Epidemiológica

Estadística II diseño y análisis de datos

Epistemología en investigación de salud

Estadística I

Método Epidemiológico: Diseños Estadísticos y Fuente de Datos

Investigación en Servicios de Salud

Estadísticas en Políticas Públicas y Sociales (SPSS)

Seminario de Tesis

Taller de Investigación: progresión de Tesis

Diseño e implementación de Políticas

Evolución histórica del concepto de Salud

Epidemiología, Salud y Gestión

Políticas de Salud. Estrategias de atención en salud

 

 

Salud, Sociedad y Política en América Latina

Políticas públicas y desigualdades en salud

Gestión Estratégica y Planeamiento

Logística en apoyo a las decisiones en Salud

Sostenibilidad y salud internacional

Intervención en el territorio, a partir de la elaboración de asesorías y proyectos específicos.

Introducción a los determinantes de Salud

Introducción a los determinantes de Salud

 

 

 

Medidas de Control Epidemiológico sobre Comunidades

Espacios de vinculación multi área

Seminario-Taller “Intercambiando ideas sobre el concepto salud en América Latina, precolombina a la actualidad”

Seminario-Taller Organización Formal de la Epidemiologia: Organismos Internacionales

Seminario Análisis de los sistemas sanitarios en Uruguay y la Región

 

 

Comunicación y ética en el manejo de la evidencia empírica

 

  1. PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
    • Para atendimento do contido no Artigo 18, § 4º, Inciso V da Resolução CNE/CES, nº 03/2016, de 22/06/2016, no momento da solicitação do reconhecimento do diploma de mestrado em uma Universidade Brasileira, o aluno deverá apresentar descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas e cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a(s) autoria(s), o nome do periódico e a data da publicação.

CORPO DOCENTE

Integrado por professores qualificados de larga trajetória, especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas, que conjugam um nível de excelência com um alto nível profissional demonstrado em exercício ativo, o que assegura que o ensino transmitido, seja uma contribuição importante, relevante e aplicável na prática.

Decana: Dra. María José Cancela

Vise Decano: Lic. José Brandraíz

 

Directora de la Maestría en Salud Pública: Dra. Mag. Rosalba Velázquez

 

REGULAMENTAÇÃO

A legislação que norteia a matéria é a seguinte:

  1. No Uruguai
  • DECRETONº 104/2014 – 28 de abril de 2014.
  • DECRETO Nº 33/997, de 5 de febrero de 1997
  1. No Brasil
  • Lei 9394/96 (LDB), de 20/12/1996 – Artigo 48 – § 3º – Regulamenta o reconhecimento de diplomas obtidos no exterior.
  • Resolução CNE/CES 03/2016 – de 22/06/2016.
  1. No MERCOSUL
  • Decreto Nº 3.196, de 5 de outubro de 1999, de 05/10/1999, que aprova o Protocolo de Integração Educacional para Prosseguimento de Estudos de Pós-Graduação nas Universidades dos Países Membros do MERCOSUL.


REVALIDAÇÃO

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de junho de 2016, a Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.

Posteriormente, para estabelecer normas e procedimentos gerais de tramitação dos processos de solicitação de revalidação e reconhecimento de diploma estrangeiro, foi publicada pelo MEC a Portaria Normativa nº 22/2016, de abrangência também nacional.

Resolução CNE/CES nº 3/2016

Portaria Normativa MEC nº 22/2016

Um dos diferenciais da UDE é a possibilidade de reconhecimento de diplomas no Brasil pelo processo simplificado previsto na nova Resolução 03/2016, em função de já termos diplomas da UDE reconhecidos nas seguintes Universidades Brasileiras:

Federal da Bahia – UFBA

Federal de Brasília – UNB

Federal de São Carlos – UFSCAR

Federal do Piauí – UFPI

Federal de Rondônia – UNIR

Federal de Pernambuco – UFPE

Federal Fluminense – UFF

Federal de Uberlândia – UFU

Federal de Viçosa – UFV

Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Tuiuti do Paraná – UTP

Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

INVESTIMENTO

Consulte-nos

HOSPEDAGEM

HOTÉIS EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

Para que possa pesquisar outros hotéis, informamos que o endereço da UDE é Rua 21 de Septiembre, 2741 – Pocitos – Montevidéu – Uruguai.

Sugerimos, pesquisar o site www.airbnb.com, pois vários alunos estão usufruindo desse serviço e de maneira satisfatória e alugando apartamentos próximos da UDE. Nesse caso, pode ser alugado em grupos de alunos o que barateia ainda mais, além de poder fazer comida no próprio apartamento.

Luciana Ootani | Agente de viagens

Fone: +55 (11) 5012-7751 |

(11) 96509-9227

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