O Diploma Internacional é reconhecido no Brasil? Venha descobrir

Se formou e pretende seguir a carreira de docência acadêmica?

 

Saiba que você precisa percorrer um caminho para ser considerado especialista e poder dar aulas.

 

Conforme a legislação vigente no Brasil, para poder lecionar em uma Universidade você precisa, no mínimo, ter cursado uma pós-graduação Lato Sensu (especialização).

 

Apesar disso, a maioria das Universidades particulares mais renomadas e, principalmente as públicas, só aceitam em seus processos seletivos pessoas que tenham realizado Mestrado ou Doutorado, no mínimo.

 

Então, se você quer ser professor universitário, a primeira coisa que precisa fazer é se inscrever em um processo seletivo de Mestrado ou Doutorado stricto sensu.

 

O que muitas pessoas não sabem é que fora do País existem várias Universidades que oferecem excelentes programas de Doutorados e Mestrados que podem dar aquela valorizada no seu currículo.

 

Mas, existe um porém: o Diploma internacional é reconhecido pelas Universidades aqui no Brasil?

 

Se você quer descobrir como fazer para ter o seu diploma estrangeiro reconhecido no Brasil, leia atentamente até o final.

 

Diploma Internacional

 

Um diploma emitido por uma universidade estrangeira precisa ser validado aqui no Brasil  para ter reconhecimento de título em algumas Universidades e, para que isso aconteça, é preciso passar por um processo que pode ser bem complexo.

 

Complexo, mas não impossível, se você tiver organização desde o início da sua jornada.

 

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), a revalidação do diploma estrangeiro de Mestrado e Doutorado só pode ser reconhecido por Universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e em nível igual ou superior.

 

Então, antes de mais nada, é preciso saber se a Universidade que você quer dar aula é compatível com o título que vai buscar no exterior, para que depois seu diploma seja revalidado e você possa lecionar.

 

Para garantir que esse processo de reconhecimento de diplomas seja menos burocrático e mais ágil, os países estabelecem acordos internacionais, facilitando esses trâmites.

Apostila de Haia

 

A Apostila de Haia é o acordo internacional usado para regrar o apostilamento de documentos públicos, garantindo a sua autenticidade e, desde 2016, pode ser usado para validação também de diplomas.

 

Em outras palavras, a Apostila de Haia serve para garantir mais praticidade e menos burocracia no reconhecimento mútuo de documentos entre os países.

 

Isso quer dizer que um documento só terá validade em outro país se ele estiver apostilado seguindo as normas da Convenção de Haia.

 

No total, 118 países são signatários da Convenção da Apostila de Haia da convenção e você pode consultar para saber se o país da Universidade que você escolheu cursar faz parte da convenção.

 

Como fazer a validação do Diploma Internacional 

 

E a primeira coisa a ser feita é escolher dentro das opções, a forma de revalidação que mais se adequa ao seu caso.

 

Depois, é preciso se organizar e coletar os documentos e legalizações necessárias como o Apostilamento, de acordo com o tipo de tramitação, que pode ser regular ou simplificada.

 

Documentos prontos, você deve escolher a universidade para revalidar o seu diploma, sempre se atentando para a compatibilidade da grade curricular e o seu histórico.

 

Cada Universidade tem a sua lista de documentação necessária de acordo com o tipo de tramitação que aplica.

 

Por exemplo, algumas Universidades, após a análise dos documentos, podem realizar provas para comprovar a equivalência entre os cursos ou também como substituição dessa análise.

 

Ou seja, o processo de revalidação de Diplomas de Mestrado e Doutorado stricto sensu pode se dar pela análise dos documentos, análise dos documentos + prova ou simplesmente pela prova.

 

O Ministério da Educação criou um portal específico para a revalidação de diplomas chamado Plataforma Carolina Bori

 

Através da plataforma você pode verificar qual a documentação exigida, cursos e programas ofertados, valores de taxas e outras informações importantes sobre cada universidade, sendo que você pode até mesmo iniciar o seu processo por lá.

 

Ficou mais claro agora? 

 

É possível ter o seu diploma internacional reconhecido no Brasil, mas é preciso pesquisar e se informar muito sobre a Instituição que vai escolher para obter o seu título estrangeiro.

 

A IIES é uma instituição de destaque em ensino e educação no exterior que oferece hoje, qualidade e prontidão à você que busca cursar Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado fora do país.

 

Em parceria com conceituadas Universidades internacionais, nós simplificamos o processo de validação e reconhecimento do seu diploma sem que você precise se preocupar com esses trâmites e burocracias.

Venha para a IIES, nós cuidamos de tudo para você, entre em contato com um de nossos especialistas e conheça nossos convênios exclusivos para estudantes brasileiros com as Universidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *