Como escolher a universidade para mestrado e doutorado em direito no exterior

Ter um diploma internacional faz a diferença no currículo de qualquer profissional de direito. Entretanto, para que o mestrado ou doutorado seja de fato proveitoso é importante escolher uma boa universidade. Mas como fazer essa escolha?

Na prática, existem fatores que devem ser considerados ao se decidir por uma instituição para fazer uma pós-graduação internacional. Sendo assim, quem deseja cursar mestrado ou doutorado em direito no exterior, precisa entender esses quesitos.

Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, contamos o que você deve avaliar ao buscar o seu diploma internacional.

Confira!

Escolha o país

O primeiro passo para escolher a universidade tanto para mestrado quanto para doutorado no exterior é definir o país em que deseja estudar. Se optar por uma nação a qual você tem mais afinidade, seus estudos se tornarão mais tranquilos.

Afinal, as barreiras de cultura, rotina e estilo de vida são mais tratadas de maneira mais leve quando há interesse. Imagine se mudar para um país no qual você não se adapta aos costumes. Nesse caso, o desconforto pode afetar o seu emocional e, consequentemente, o seu desempenho no curso. 

Se você não quiser definir logo no começo, pode escolher uma lista de países que gostaria de estudar. Assim, você já tem um bom filtro para os próximos passos.

Defina o curso

Após escolher o país para fazer o seu curso de mestrado ou doutorado, é o momento de definir o curso que você quer estudar. Pesquise pelas áreas que você tem interesse e faça uma lista dos cursos correlacionados existentes nos lugares que você já selecionou.

Nessa hora, é importante ter em mente que nem sempre a universidade que você deseja tem o melhor curso para as suas necessidades. Muitas vezes, há instituições não tão conhecidas, mas que oferecem determinados cursos de melhor excelência do que entidades renomadas.

Decida a instituição de ensino

Com os países e os cursos de interesse definidos, é a vez de decidir pela instituição de ensino. Aqui, é importante colocar critérios para filtrar ainda mais as suas escolhas. Sendo assim, descubra qual é a universidade que apresenta currículo mais flexível, qual tem um estilo acadêmico mais familiar para você, entre outras características importantes.

Isso ajuda no seu processo de adaptação ao curso e a entender se a entidade está dentro das suas expectativas. Outro ponto importante é verificar a qualidade do curso e da universidade escolhida. Para isso, pesquise se o curso e a instituição estão ranqueados nos rankings internacionais.

Quanto melhor a posição nos rankings, maior a excelência da universidade e, consequentemente, mais proveitoso será o seu aprendizado.

Entenda o processo seletivo

O processo seletivo das universidades não costumam ser iguais em todo mundo. Enquanto algumas instituições pedem projeto de pesquisa, por exemplo, outras não fazem essa exigência. Em compensação, há entidades que pedem cartas de recomendação e fazem entrevistas com os candidatos.

Desse modo, é imprescindível entender como funciona a seleção das universidades que estão na sua lista como opções de escolha. Assim, é possível realizar mais um filtro para eleger as instituições que apresentam o processo que mais agrada você.

Calcule os gastos atribuídos

Os custos também devem ser considerados na hora de decidir pela universidade para realizar mestrado ou doutorado. Dessa forma, vale pesquisar o valor de moradia, alimentação, transporte entre outros gastos nas cidades sedes das instituições escolhidas.

Afinal, nem sempre é possível dispor de muitos recursos para custear os estudos em qualquer lugar do mundo. Por esse motivo, os gastos também podem ser um fator decisivo na hora de escolher uma instituição para fazer uma pós-graduação internacional.

Saiba a documentação necessária

Por fim, mas não menos importante, considere a documentação necessária para realizar seu mestrado ou doutorado internacional. Nesse caso, os requisitos básicos são a graduação completa, o visto de estudante e a prova de proficiência no idioma do país sede da universidade.

Sabemos que providenciar os documentos pode ser uma tarefa dispendiosa e burocrática. Por esse motivo, é interessante  buscar uma assessoria para pós-graduação internacional, como a oferecida pelo Instituto Internacional de Educação (IIES).

Assim, você tem todo o suporte necessário para realizar seu mestrado ou doutorado em outro país e em uma das melhores universidades do mundo!

Neste post, você entendeu como escolher uma instituição para realizar o desejo de fazer uma pós-graduação em outro país. Agora, basta seguir as nossas dicas para encontrar a universidade ideal!

Se interessou pela possibilidade de ter suporte do IIES? Aproveite que está por aqui e conheça a assessoria que faltava para você fazer a sua pós-graduação internacional!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *