Mestrado em direito no exterior: quando, onde e como fazer?

Cursar um mestrado no exterior é um desejo em comum de muitos advogados e bacharéis em direito brasileiros. No entanto, realizar essa conquista nem sempre é fácil. Afinal, estudar em outro país pode ser burocrático.

A boa notícia é que existe a possibilidade de ter um diploma internacional de mestre de forma descomplicada e com todo o apoio necessário. Quer entender como isso é possível? Então, continue a leitura e entenda como fazer um mestrado internacional.

Vamos lá?

Como funciona o mestrado internacional?

Para começar, vale a pena entender como funciona o mestrado internacional. Assim como no Brasil, ele é um curso de pós-graduação direcionado para uma área de estudos mais específica. Dessa maneira, o mestrado é voltado para quem deseja seguir carreira com foco acadêmico, em pesquisa e/ou visando um doutorado.

No entanto, isso não significa que você deve ter experiência em produção acadêmica ou pesquisa para cursar um mestrado internacional. Na verdade, existem outras exigências, sendo a primeira delas a conclusão da graduação. 

Além disso, há países que solicitam o visto de estudante ou visto para morar. Porém, no caso de países pertencentes ao Mercosul, isso não é necessário por conta da relação comercial entre essas nações.

Outro ponto interessante é que existem universidades que não pedem um projeto de mestrado. Nesse caso, é necessário ter cartas de recomendação e motivação, além de fazer uma prova de proficiência no idioma do país escolhido. Ademais, a instituição internacional realiza uma entrevista e uma análise do histórico escolar e do currículo profissional, antes de aceitar o aluno.

Quem faz mestrado internacional tem o título de mestre?

Uma das preocupações de quem pretende fazer um mestrado internacional é sobre o título de mestre. Se essa também é sua dúvida, saiba que ao cursar mestrado em direito no exterior você adquire o título de mestre, assim como se realizasse o curso no Brasil.

Nessa situação, a diferença está na “nacionalidade” do título, que varia de acordo com a localização da instituição que conferiu o título. Por exemplo, quem faz mestrado no Brasil tem título brasileiro de mestre. Já quem conclui o mestrado no Uruguai tem o título uruguaio de mestrado.

O diploma de mestrado internacional é válido em território brasileiro?

Outra questão muito comum em candidatos ao mestrado internacional é a validade do diploma em território brasileiro. A verdade é que para o título de mestre ser válido no Brasil, é necessário passar por um processo chamado reconhecimento de título.

Esse procedimento consiste no reconhecimento da certificação do mestrado por universidades brasileiras credenciadas. Para isso, essas instituições nacionais precisam apresentar cursos reconhecidos na mesma área de conhecimento da pós-graduação estrangeira.

O reconhecimento de título pode ser obtido por tramitação regular, que leva até 180 dias para ser emitido. Ou ainda por tramitação simplificada, que tem o prazo de até 60 dias para reconhecer o diploma.

Como fazer mestrado internacional?

Agora que você já sabe como funciona o mestrado internacional, é o momento de descobrir como cursar uma pós-graduação. É possível buscar uma vaga diretamente em universidades estrangeiras que aceitam estudantes brasileiros.

Essa opção costuma ser mais burocrática e trabalhosa, especialmente para quem não entende sobre os trâmites. Por essa razão, é interessante procurar um programa de mestrado internacional de instituições brasileiras parceiras de universidades estrangeiras, como o Instituto Internacional de Educação (IIES).

Nesse caso, você pode contar com assessoria acadêmica durante todo o curso. Mas não é somente isso: você tem suporte completo para compra de passagem e reserva de hotel, por exemplo. Assim, é possível ter a  melhor estrutura e acompanhamento para realizar seu curso em universidades conceituadas mundialmente.

Como escolher a instituição e o país para fazer o mestrado?

Como você viu, há possibilidade de fazer o seu mestrado internacional por meio do IIES. Mas como escolher a universidade e o país para fazer o curso? Nesse caso, é interessante considerar os seguintes fatores:

  • renome da universidade;
  • afinidade com a cultura do país;
  • qualidade do curso;
  • custos da permanência no país;
  • disponibilidade para morar no país;
  • diferenciais do curso, como assuntos abordados, corpo docente etc.

Quais são as opções de mestrado em direito no exterior?

Você já sabe qual curso gostaria de concluir em outro país? O IIES oferece diversas possibilidades de mestrado em direito no exterior. São elas:

  • Direito da Família, Infância e Adolescente na Argentina; 
  • Direito Penal na Argentina; 
  • Direito Administrativo e Administração Pública na Argentina; 
  • Ciências Criminológico-forense no Uruguai; 
  • Direito das Relações Internacionais no Uruguai; 
  • Direito Processual Constitucional na Argentina; 
  • Sistemas Alternativos e Resolução de Conflitos na Argentina.

 

Ao longo deste post, você entendeu quando, onde e como fazer um mestrado em direito no exterior. Agora, você pode realizar o seu desejo de fazer uma qualificação profissional e acadêmica de altíssimo nível contando com a assessoria do IESS.

Quer saber mais sobre a assessoria do IIES? Conheça mais sobre o instituto e não se preocupe com a burocracia!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *